
Não só nos momentos de crise, mas em todos os momentos, sem medo de errar, a Conciliação tem como vantagens, em primeiro lugar a redução do custo financeiro e emocional, seguido pelo sigilo, agilidade, rapidez e efetividade de seus resultados na lide, dentre outras.
A vantagem deste método é a preservação das relações, sendo essencial o incentivo ao diálogo e a construção extrajudicial dos conflitos, podendo garantir de forma ágil e eficaz a proteção dos direitos dos cidadãos, de forma que a lide possa ser solucionada fora dos tribunais, onde o volume de ações é gritante.
Vivemos em plena era digital, não é possível haver tanta demora na solução dos conflitos, precisamos mudar a consciência do cidadão sobre seus direitos, onde o caminho mais rápido para a solução das controvérsias é através da mediação.
Estatística esta em que todos podem buscar a justiça de forma célere, uma vez que a insatisfação dos litigantes com os trâmites da justiça estatal brasileira é visível, evidenciado principalmente pela morosidade que demoram em média mais de seis anos para serem resolvidos.
[1] Socorrinha Castelo Branco é Mediadora, Bacharel em Direito, Pós Graduação Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil, Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Trânsito CETRAN/PI e membro fundadora do Instituto Imediar.
Adorei saber um pouco sobre a mediação, desejo muito sucesso ao instituto. Meus parabéns!!
Olá Maria, que bom que gostou. Espero sempre poder ajudar… seu comentário foi de grande valor! Obrigado!
Sucesso!! Muito boa sua posiçao a respeito da mediaçao!!
Oi Moana, obrigada… é de muita valia sua opinião…