Como agregar o serviço de Mediação Extrajudicial na sua prática diária do escritório?

O Panorama do Processo de Mediação tem se expandido em muitas áreas e com isso uma procura de vários profissionais buscarem essa qualificação específica pelo destaque dessa ferramenta como instrumento de prevenção e solução de conflitos de interesses, considerando as perspectivas da justiça, da tempestividade e da adequação do método às particularidades de cada caso concreto.

.

O advogado deve adotar nova postura diante do conflito, a partir da releitura dos conceitos de justiça e inafastabilidade da jurisdição numa quebra de paradigma e reformulação de princípios de acesso a justiça de forma a contemplar o direito à prestação jurisdicional justa, efetiva e adequada. Nesse propósito, elaboramos o passo a passo para adoção dessa prática no escritório de advocacia:

.

  • Elaboração de ambiente propício para o acolhimento e escuta qualificada, por profissional habilitado, dos pontos complexos do conflito na versão do seu cliente;
  • Reconhecimento das maiores fragilidades do seu cliente;
  • Percepção das reais necessidades e interesses do seu cliente no caso concreto;
  • Conhecer e obedecer o rito e os princípios basilares da mediação;
  • Usar as técnicas específicas da mediação tais como rapport, escuta empática, parafraseamento, cáucus, braisntorming;
  • Elaboração redacional da ata da audiência extrajudicial para remessa ao judiciário para homologação;
  • Atualização e formação contínua dos meios adequados de solução de controvérsias;
  • Incentivo a capacitação e aperfeiçoamento do corpo funcional do escritório.

.

.

Capacitação em Mediação Extrajudicial

.

O advogado contemporâneo deve buscar adquirir as competências específicas das diversas formas de resolução de conflitos agregando a Mediação Extrajudicial no seu escritório como meio transformador nas relações humanas.

.

Dessa forma indicamos e recomendamos o Curso de Formação de Mediadores Extrajudiciais ofertado pelo Instituto IMEDIAR – 120 horas de módulo teórico na modalidade telepresencial e módulo prático com estágio supervisionado em cooperação técnica com várias instituições comprometidas com essa transformação de conceitos, acesso a justiça justa , efetiva e adequada , e mudança da cultura beligerante para pacificadora.

.

.

Para mais informações sobre a formação, fale conosco por WhatsApp: (86) 99974-7885 (ou clique aqui)

.

A segurança de atuação do advogado habilitado com esse novo mecanismo da Mediação hoje faz a grande diferença na prestação jurisdicional nesse cenário de seleção de bons profissionais do mercado.

.

O mundo acelerado e nas atuais circunstâncias das relações interpessoais, as pessoas buscam resolver seus problemas/conflitos de forma breve sem o adoecimento pelo abarrotamento do judiciário. A mediação tem sido a ferramenta mais apropriada e usada no contexto nacional, sobretudo pelo o protagonismo de cada interessado na resolução do seu conflito.

.

As relações mudam a todo instante e o advogado hoje precisar ser um profissional conscientizado dessa mutação constante. Para tanto, deve buscar conhecimentos específicos e capacitar sua equipe do escritório para adquirir competências no atendimento do seu cliente.

.

Urge salientar que, a perspectiva da redução da burocracia , da desjudicialização das relações humanas traz consigo a necessidade de conhecimentos mais específicos, atuais e alinhados com o mundo globalizado que o profissional do direito deve ofertar aos seus clientes, dando a estes interessados o poder de decisão com a segurança e validação jurídica, conforme preceitua a Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 125/2010 , balizado pela Lei 13.105/2015(CPC/2015) e Lei 13.140/2015(Lei de Mediação).

.

A validação da vontade das partes percebida, escutada qualificadamente e auxiliada por um mediador é o princípio mais valioso nessa modalidade de justiça justa e hábil em um avanço jurídico jamais visto, independente e fora do judiciário.

.

advogado hoje deve ter habilidades de um negociador, precisa desenvolver a empatia e ser assertivo, sobretudo no auxilio isonômico na construção da decisão necessária ao caso concreto/conflito, fazendo a partir disto a regulamentação dos interesse e vontades das partes envolvidas na solução da controvérsia. Por outro turno, os profissionais desabilitados perguntam: Qual a importância da Mediação no seu escritório? A resposta é que começa muito antes da sessão de Mediação. É neste profissional habilitado e de confiança da parte/jurisdicionado, o escolhido como um gestor de conflitos “solucionador de problemas”. É ele quem irá utilizar as técnicas de negociação na sessão de Mediação, a fim de contribuir para o bom relacionamento entre as partes orientando e assessorando o cliente na obtenção do melhor resultado para a sua demanda.

.

Por fim, o efeito do consenso e no caso da mediação exitosa, quer seja  do conflito coletivo ou individual, o advogado tem a atribuição de garantir as partes a segurança jurídica do acordo, bem como sua exigibilidade na hipótese de descumprimento por uma das partes.

.

Caso tenha interesse na formação de Mediação Extrajudicial, entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp: (86) 99974-7885 (ou clique aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *