O que é o curso de Mediador Extrajudicial?

O CURSO FORMAÇÃO DE MEDIADOR EXTRAJUDICIAL HABILITA O ADVOGADO E ADVOGADA A DESMPENHAR MELHOR SUA CARREIRA COM AS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS PARA GESTÃO DE CONFLITOS.

O Programa de expansão continuada do Instituto Imediar tem como um dos fomentos a Formação de Mediadores Extrajudiciais como disseminação contínua da Justiça Multiportas. É ofertado em território nacional para profissionais e acadêmicos para uma visão e atuação multidisciplinar que vai muito além de um simples processo.

O curso contém carga horária de 120 h/a de forma híbrida sendo módulo Teórico na modalidade telepresencial para abranger o maior número de adeptos , e o módulo prático preferencialmente na modalidade presencial com estágio supervisionado no Tribunal de Justiça do Piauí para melhor absolvição das técnicas, da comunicação não verbal e melhor releitura dos interesses e necessidades das partes envolvidas no conflito.

É preparar você com todas as habilidades para ser um Gestor de Conflitos dando melhor desempenho pela aplicabilidade das ferramentas corretas no caso concreto. Ter a profissão de Mediador  é um mister de muita responsabilidade porque esse tratamento adequado para resolutividade das demandas perpassa por vários saberes transdisciplinares e de várias ordens exigindo do profissional atualização contínua.

O tema é bastante atual, amplo e muito procurado, já que a mediação e a competência em gestão de conflitos é considerada a habilidade essencial para as profissões de hoje e do futuro. Você vai entender a grande importância de desenvolver aptidões com todas as habilidades necessárias para ser um Mediador Extrajudicial independente, valorizado e ser diferenciado no mercado por atuar e resolver diversas controvérsias independente do poder judiciário transformando as relações humanas com muito mais propriedade.

São 120 horas/aulas de muito conteúdo e muita interação com os cursistas, dinâmicas de aprendizagem, discussão de casos concretos, simulação sessões de mediação/conciliação e laboratórios unindo a teoria à prática.

Contempla partilha de conteúdo sobre a Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos-Resolução CNJ 125/2010; Resoluções/CNJ atuais; Lei 13.105/2015; Lei 13.140/2015; O que é mediação; Os benefícios da Mediação no cenário Atual; A diferença entre a Mediação Presencial e Online, O  mercado promissor da Mediação Extrajudicial; A diferença entre Conciliação e Mediação; Diferença entre Mediação Extrajudicial e Judicial; Softs Skill e muito mais

O Curso de Formação de Mediadores Extrajudiciais ofertado pelo Instituto IMEDIAR-120 horas contempla as aulas nas sextas-feiras (18:30 – 22:00hs) e sábados (08:30-18:30hs). Tem como módulo teórico, na modalidade telepresencial, os temas:

  • Módulo I: Breve histórico da evolução do judiciário nacional. Legislações Aplicáveis. A obrigatoriedade do Art.334/CPC. O Poder Judiciário e os métodos extrajudiciais de solução de controvérsias. Relações sociais contemporâneas. Conceitos básicos dos Instrumentos do Sistema Multiportas. Desenvolvimento da mediação: ferramentas para provocar mudanças. Organograma do Procedimento. Quais Tipos de Instrumentos no Tratamento Adequado. A Qualidade satisfativa em processos autocompositivos. Funcionalidade dos MASC´S. Câmaras Privadas. Cultura de paz. Noções básicas de Câmara de Mediação e arbitragem. Dinâmicas e Resolução de Questões.
  • Módulo II: Mudança no cenário dos direitos judicializados e nas relações sociais. Diferenças dos métodos Conciliação # Mediação # Negociação Assistida. Teoria dos Jogos. Teoria da Negociação. Moderna teoria do conflito. Pirâmide de Maslow. Jogo da Confiança. Equilíbrio de Nash: competição x cooperação. A Necessidade do conflito no desenvolvimento Humano. Competências de pensamento crítico. Escolas da mediação. Ambientação e conceituação da mediação extrajudicial. Mudança no cenário dos direitos judicializados e nas relações sociais. Competências de pensamento crítico. Escolas da mediação.
  • Módulo III: Desenvolvimento da mediação: ferramentas para provocar mudanças. Definição de conflito. Ciclo do conflito. Abrangência, intensidade e formas de manifestação dos conflitos. Sistema Emocional; – Empatia – Conflitos. Noções da CNV. Panorama do processo da mediação. Arquitetura da mediação: Etapas. Noções da Justiça Restaurativa. Regulamentação e uso de plataformas digitais do Macro Sistema Multiportas. Identificação e personificação do Conflito. Resolução de Questões. Dinâmicas e Resolução de Questões.
  • Módulo IV: Mapeamento da controvérsia. Percepção e Identificação dos interesses das partes. Compreensão das alternativas. Provocar Mudanças durante procedimento. Interação com as partes. Atitude comportamental estratégica. Círculos Restaurativos. Resolução de disputas baseadas em competências. Tipos de Mediação-Organizacional/Familiar/Consumerista. O papel Colaborativo do profissional 5.0 na Mediação. Simulações. Resolução de Casos.
  • Módulo V: Princípios da Mediação. Técnicas da Mediação. Perfil do Mediador-Confidencialidade /Sigilo/Segurança Jurídica do Procedimento. Rapport. Caminho da comunicação assertiva Papel do Mediador. Atualização de Soft skills. Atuação do profissional contemporêneo 5.0. O poder da Escuta. A mudança do advogado com assessoramento. Preservação de Honorários. Elaboração de Termo de acordo e Contratos. Dinâmicas e Resolução de Questões. Simulação de casos Práticos.
  • Módulo VI: Prática – O módulo Prático é realizado com estágio supervisionado, que acontece em cooperação técnica com várias instituições comprometidas com essa transformação de conceitos, acesso a justiça justa, efetiva e adequada, em especial no Tribunal de Justiça do Piauí com a supervisão em três fases: Fase de Observação-Seis Audiências em Observação, onde o cursista observa e faze relatório para validar a próxima fase(Co-mediação); Fase de Co-Mediação-Seis Audiências em Co-Mediação, onde o cursista interage e participa da audiência juntamente com o mediador presidente. Faz os relatórios que o validam para terceira e última fase( Mediação) ; Fase de Mediação -Seis Audiências em Mediação, fase queo cursista realiza as seis audiências com a participação do mediador titular. Faz os relatórios que garante o seu certificado de Mediador / Conciliador Extrajudicial.

Para mais detalhes, fale conosco por WhatsApp clicando aqui ou clique no link abaixo para ser redirecionado ao nosso WhatsApp automaticamente:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5586999747885&text=Ol%C3%A1%2C%20quero%20mais%20informa%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20o%20curso%20de%20Media%C3%A7%C3%A3o%20Extrajudicial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *